Home Paróquia História

Resgate Histórico da Paróquia

No dia 11 de fevereiro do ano de 1996 Dom Luiz Mancilha Vilela, bispo da Diocesano, instituiu a Paróquia que recebeu o nome de Santíssimo Sacramento da Eucaristia porque no mesmo ano acontecia em Vitória-ES o 13º Congresso Eucarístico Nacional com o Tema: “Venham para a Ceia do Senhor”.

O primeiro pároco foi o Mons. Antônio Romulo Zagotto que junto ao Vigário paroquial Pe. Ademir nos ajudaram caminhar como paróquia orientando, organizando as pastorais e formando os conselhos comunitários e paroquial.

A seguir no ano de 1997 recebemos como pároco o Pe. Valdece Schuenk, que foi ordenado na Catedral, no dia da criação da Paróquia. Pe. Schuenk nos ajudou muito na conscientização do nosso lugar enquanto agentes de pastoral e transformadores da sociedade e na unidade entre as comunidades. Assim fomos crescendo como paróquia em unidade com todas as comunidades que formam a Paróquia.

Na passagem do ano 2000 ocasião em que a Igreja celebrava o novo milênio recebemos o Pe. Darcy Altoé que permaneceu até o ano 2002 quando tivemos a alegria de também receber entre nós o Pe. Antônio Tatagiba que caminhou conosco durante dois anos, ajudado pelo Pe. Romulo e Pe. Edson muito contribuiu para a harmonia e compreensão, sustentando e mantendo todas as atividades pastorais de nossa Igreja.

Em 2004 o Pe. Edson Carvalho de Melo assumiu como pároco e com carinho muito especial se dedicou às pastorais e às visitas aos enfermos e aqui fez muitas amizades.

O tempo passou e no ano de 2008 o Pe. Pedro Bassini recém chegado de Brasília onde trabalhava na CNBB como Secretário, veio a ser o pároco até o ano de 2011.

Em 2011 os religiosos camilianos da "Ordem dos Ministros dos Enfermos" que há anos já residiam aqui e sempre disponível a ajudar em nossa paróquia, celebrando nas, visitando as pessoas, com muita disposição e amor assumiram a paróquia que a partir desta data passou a ser administrada pelos religiosos camilianos composta na época do Pe. João Batista, Pe. Américo e Pe. Gilson que foi empossado como pároco, mas no início de 2011 foi transferido para São Paulo, ficando em seu lugar o Pe. Júnior Moreira, recém ordenado assumiu como pároco em março de 2012 e Padre Gildésio como Vigário Paroquial.

Foi uma experiência muito rica e gratificante para todos nós ter os padres camilianos à frente da paróquia e receber deles formação e orientação para vivermos à luz do evangelho os ensinamentos de Cristo. Padre Júnior ficou conosco durante cinco anos. Durante esse tempo crescemos como paróquia unida e dinâmica, recebemos formação continuada e crescemos na consciência da missão de ser leigos e leigas engajados nos serviços pastorais em uma igreja em saída. Em 2017, Padre Júnior com objetivo de aperfeiçoar mais seus estudos foi para Itália.

Em agosto de 2017 recebemos dois presentes da Ordem dos Ministros dos Enfermos: os padres camilianos Padre José Carlos que ficou como Pároco e Padre Luciano como Vigário paroquial e coordenador diocesano da Pastoral da Saúde. Com eles estamos caminhando e recebendo orientações pastorais e espirituais.

Esta história já estava escrita no coração de Deus quando inspirou Dom Luiz Mancilha Vilela a instituir a Paróquia no Dia Mundial dos Enfermos. Hoje entendemos os desígnios de Deus quando vemos à frente da Paróquia os padres camilianos, cujo fundador São Camilo de Lellis dedicou toda sua vida em cuidar dos enfermos, e esse também é o carisma desses abnegados padres camilianos. Somos agradecidos a Deus por cuidar de nós com tanto carinho e enviar padres tão dedicados ao seu chamado e a sua vocação.