Paróquia Santíssimo
Sacramento da Eucaristia

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim - ES

Home Mensagem do Pároco

O Pai Acolhedor


Num mundo onde muitos se sentem rejeitados e excluídos, Jesus de Nazaré veio à terra para nos apresentar a verdadeira imagem de nosso Pai e Criador, que não excluí ninguém.

Particularmente na parábola do filho pródigo (Lc 15, 1-32) podemos sentir o coração acolhedor do nosso Deus. Contrariando uma cultura que rechaça os homens e mulheres rebeldes o evangelista Lucas nos apresenta um Deus que age diversamente. Vejamos um pouco a partir do texto.

A parábola apresenta um pai de família que possuía dois filhos. O mais novo, talvez cansado da mesmice, resolveu sair de casa. O pai cheio de tristeza repartiu os bens e deu a parte que a ele cabia. Este partiu e dissipou todos os bens. No meio da miséria e da porcaria teve saudades do pai. Refletiu e resolveu mudar de vida, retornando para casa.

O PAI desde que ele partiu subia diariamente ao alpendre da casa para ver se o filho estaria retornando. O dia que o divisou no horizonte, correu ao seu encontro para acolhê-lo. Sem censuras e reclamações o envolveu em seus braços acolhendo-o com grande misericórdia. Mandou até fazer uma festa para expressar a sua alegria de ter recuperado o filho com vida.

Eis aí meus caros leitores o rosto do nosso Deus, que é misericordioso e acolhedor. Não é, portanto, um Deus que lhe apraz excluir alguns dos seus filhos. Ele aguarda de braços e coração abertos para nos acolher e festejar, seja qual for a nossa situação.

Aproveitemos o tempo favorável da quaresma para ver onde nós estamos. Longe ou perto do nosso Pai? Se longe, quem sabe no meio de algum chiqueiro tentando alimentar-nos com comida de porcos, repensemos, pois temos um Deus, que é Pai misericordioso esperando por nós, inclusive com uma baita festa. Confessar-se é dizer, alto e bom som, que acreditamos nesse Pai acolhedor e misericordioso.

Pe. Arlindo Toneta


(28) 3522-8769
(28) 99963-4886

psseucaristia@gmail.com

Pça. João Fardim, 13 - Bairro Paraíso
CEP: 29304-060 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

 

© Paróquia Santíssimo Sacramento da Eucaristia.
Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web