Home Mensagem do Pároco

Festa de Corpus Christi, a celebração do “Corpo de Cristo”

Estamos imbuídos de alegria, gratidão e fé pela realização da Festa do Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Festa de Corpus Christi, a celebração do “Corpo de Cristo”, a festa do Pão partilhado, a expressão de amor expansivo e oblativo.

A Eucaristia é mistério de fé e presença de Jesus que nos alimenta para a sermos sal da terra e Luz do mundo. Eucaristia, alimento e ápice da vida Crista. Centralidade e essência da vida dos cristãos. Quando Celebramos a Eucaristia, fazemos a memória de Jesus Cristo presente no meio do seu povo. Ao comungar do corpo e sangue de Cristo, somos interpelados a assumirmos na nossa vida, o projeto do Reino de Deus, revelado na ação e na pessoa de Jesus Cristo.

Celebramos e comungamos com o objetivo de permanecemos em Cristo, para que unidos em Nele, possamos gerar frutos de bondade, justiça, solidariedade, perdão e partilharmos o pão de cada dia com as pessoas que passam fome. Jesus ordenou aos discí??pulos: “Dailhes vós algo com que possam se alimentar.” (Lc 9,16). Assim alimentamos e servimos Cristo na pessoa dos irmãos e irmãs que passam dificuldades e necessidades, tais como fome, sede, os desabrigados, doentes e sem consciência que somos templos da presença de Jesus. “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.”

Celebramos a Festa do “Corpo de Cristo”, envolvidos por sua presença no meio de nós. Como foi bom vermos a participação dos paroquianos na celebração, cantando, rezando, animando o trí??duo, o compromisso e unidade das comunidades na confecção dos tapetes, na organização da liturgia. Parabéns e minha gratidão a todos as pessoas que de uma forma ou de outra fizeram tudo para que Jesus e seu projeto sejam conhecidos e que pratiquemos o mandamento do amor. “Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis vos amar-vos uns aos outros.” (Jo 13, 34). “O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.”

Abraços!

Pe. José Carlos Dias Sousa